• Skype Me™!
  • Bookmark and Share
  • Desagravo Gastronômico



    Recebi nos últimos dias dois ataques contra a batata – a inocente e prosaica batata - que considero ataque pessoal. Um é aquela conversa antiga, aquela cantilena chata, de que tudo que se faz com batata se faz melhor com aipim. Outro é que a batata é um carboidrato vazio.
    Por partes.
    O aipim, pra começar, não tem nem personalidade. É conhecida como mandioca, macaxera, macaxeira. Sem falar nas suas versões “braba”, a mandioca braba pode ser venenosa, levando até mesmo, em casos mais extremados, se não cozido direito, à morte.
    A batata, além de ter só um nome, não mata ninguém. Pelo contrário. Quando o indivíduo está doentinho anda mais recomendável que um inocente purê de batatas. Certo, tem a batata-doce, mas aí é um parente. Muito simpático, por sinal.
    O aipim, esse angiosperma que chega sempre cheio de terra na casa da gente, além de tudo, tem aqueles fiapos complicadores. E descascar o aipim então??
    Não é de estranhar que nenhum restaurante tenha em seu cardápio “Filé com aipins”. Imagine aquele cestinho do Mcdonalds com aipim frito. E assistir um filme tomando uma coca-cola e comendo um saquinho de "aipim chips"?
    E “carboidrato vazio”. Ora, ora. Não basta todo o sabor, alegria, simplicidade, facilidade, felicidade que a batata proporciona ainda tem que ter compromisso com as nutricionistas. Aí é querer demais.
    A batata também se fermentada adequadamente faz uma vodca de boa qualidade. Quando a Europa foi assolada pela fome, quem saciou a fome do velho mundo? A batata. matando fome e sede.
    O certo é que posso dizer que até mesmo Machado de Assis e Van Gogh (o quadro que ilustra esse texto "Os Comedores de Batata" é de Vincent Van Gogh, de 1885, óleo sobre tela, e está no museu de Amsterdã) estão do meu lado:
    "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".
    Quero ver algum defensor do aipim ou detrator da batata achar aipim na literatura.

    1 Comment:

    Anônimo said...

    Esses tempos era o comentário lá em casa: batata estourar uma guerra pra que só se tenha batata pra comer... Pois eu quero ver como ficarão os loucos por aipim se isso se assucede por aqui... [Com fome, claro!!!!] Viva a batata!!!!