• Skype Me™!
  • Bookmark and Share
  • LITERATURA

    Literatura => substantivo feminino

    1 ensino das primeiras letras
    2 Rubrica: literatura.
    uso estético da linguagem escrita; arte literária
    Ex.:
    3 Rubrica: literatura.
    conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero etc.
    Ex.:
    4 Derivação: por analogia.
    conjunto das obras científicas, filosóficas etc., sobre um determinado assunto, matéria ou questão; bibliografia
    Ex.:
    5 ofício, trabalho do profissional de letras
    Ex.: a l. nem sempre foi tão bem remunerada
    6 conjunto de escritores, poetas etc. que atuam no mundo das letras, numa determinada sociedade; tertúlia
    Ex.: as presenças de nossa l. em congressos internacionais
    7 disciplina escolar composta de estudos literários
    Ex.:
    8 boletim, folheto, conjunto de instruções etc. que acompanham certos produtos, para orientar o cliente ou o comprador sobre seu emprego
    9 Uso: pejorativo.
    palavreado vazio, de caráter inautêntico, artificial ou superficial
    Ex.: acreditava em uma ou duas coisas do que o outro dizia, o mais não passava de l.

    Isso é o que nos diz o Houaiss. Dito isto...
    O PAUTA EXTRA também gosta de palpitar sobre o tema. Sobre LITERATURA com todas as maiúsculas possíveis. Mas sem chateação. Não da literatura médica, ou jurídica. Da literatura do diletante.
    Vivemos uma época de glamorização do livro. Sim, do livro. Não da literatura. Mais se fala em livros, em lançamentos, do que o que eles dizem. Há gente na praça (sem trocadilho coma festejada feira que vem por aí) que eu desconfio que o dia tenha 72 horas, de tanto que lê. Deve ser esta a diferença do “vidão”, em contraponto a “vidinha” que tem quem não lê. Digo assim pra usar os termos da turma leitora. E parece que quem não gosta de ler é um ser humano de segunda categoria, um criminoso contra a humanidade. Mas isso tudo é outra conversa. E por falar na feira, é sintomático que entre os mais vendidos sempre estejam os de “pílulas de vida” e de receitas. Isso é que é uma feira cultural.
    “Ler é prazer”, dizia uma campanha institucional tempos atrás. Eu discordo. Ler é complicado, ler dá trabalho. Ler requer tempo e solidão. É muito mais tranqüilo assistir um dvd do que ler um livro. Aí o argumento, com a aquela mesma voz estridente e a mão nas cadeiras: “Mas não é a mesma coisa”. Claro que não é. No fim das contas todo mundo quer entretenimento e ouvir histórias. Cada um decide o jeito que quer conhecer a sua.
    Mas e quem escreve o que quer? Contar uma história? Ganhar dinheiro? Fazer um favor ao mundo? Segue abaixo (ou acima, já que a estrutura de blog é essa) um trecho do grande Rubem Fonseca sobre escritores. É do livro Bufo & Spallanzani. Um romance metalingüístico cujo personagem principal é um escritor.
    Sem provocação.

    0 Comments: