• Skype Me™!
  • Bookmark and Share
  • DEUS GOOGLE

    Deus Google

    Ouvi ou li essa expressão dia desses: "Deus Google". Não sei onde nem de quem. Obviamente é uma expressão elogiosa. Mas eu não sei se isso é tão bom.
    O PAUTA EXTRA também feito com muita busca no Google. Eu uso muito o Google. Uso demais o Google e gosto muito do Google e da Internet. Digo isto porque sei que alguém já devia estar pensando: “mas ele usa o Google!”. Sim, este trecho entre parênteses é pra ser escutado com aquela voz afetada de quem diz “uma verdade”.
    Inclusive achei no Google, que o nome Google se origina do termo googol, que representa o número 1 seguido por 100 zeros. Significando a vastidão da rede.
    Mas as buscas no Google têm um problema. Vários, pode ser. Mas no momento me ocupo de um: A simplificação da resposta.
    Se o que move boa parte da produção intelectual é a curiosidade (outras partes, bem mais significativas são a vaidade, a vontade de ganhar dinheiro e de comer as pessoas. Tudo muito legítimo, eu acho), o Google resolve isso muito rapidamente. Muito rapidamente. E muito simplificadamente. Eu sei que o Google não responde nada, é somente um site de buscas. Eu sei que é possível fazer vastas e longas pesquisas na internet. Mas em boa parte das vezes essa busca funciona quase como a busca em um dicionário.
    Alguns termos, e não quero usar nenhum exemplo específico, carecem bem mais do que uma simples definição. Não são meramente conceitos. Têm origens mais do que etimológicas repercussões semânticas. Mas uma primeira busca já satisfaz.
    Não você, meu caro leitor, que faz pesquisas amplas, fartas e satisfatórias com auxílio do Google, eu sei.
    Aliás, esse é um fenômeno da internet: todo usuário é um usuário exemplar, usa a internet para busca de informações e amigos. Mas a sacanagem e a safadeza pululam na rede. Existe um termo na sociologia que define isso: todo mundo faz, sei que existe, mas eu não faço e nunca vi. Preciso procurar que termo é esse. No Google, claro. Não sou acostumado a ler sociologia.

    0 Comments: